Mostra “Péter Forgács: Arquitetura da Memória” começa hoje no CCBB

No  CCBB começa hoje a mostra “Péter Forgács: Arquitetura da Memória” que reúne alguns dos mais importantes títulos desse artista húngaro pouco conhecido pelo público brasileiro.

Ao todo serão exibidos 17 longa-metragens, produzidos entre 1988 e 2009, incluindo filmes da famosa série “Hungria Particular“, baseada em filmes caseiros realizados entre as décadas de 1920 e 1980, além de outros títulos premiados em festivais internacionais.

Péter Forgács, que utiliza material de arquivo de uma maneira muito singular em todos os seus trabalhos, chega ao Rio no dia 9 de fevereiro (quinta-feira) e participa de debate, no CCBB, dia 11, às 18h. O debate terá ainda a participação do  pesquisador e teórico do documentário Bill Nichols e mediação da curadora Patrícia Rebello. Nichols é uma das maiores autoridades no campo do documentário, autor de “Introdução ao documentário” (Papirus Editora, 2007), Representing Realities (1991, uma das pioneiras metodologias do estudo do filme documentário), e co-autor com Michael Renov da antologia de ensaios “Forgács, The Cinema’s Alchemist” (2011).

No dia 2 de fevereiro (quinta), será realizado outro debate com Patrícia Rebello e o cineasta Eduardo Escorel, logo após a sessão das 18h30 de “A Terra do Nada, filme dirigido por Forgács em 1996.

Onde? No Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Sala de Cinema 1 (102 lugares). Endereço: Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel (21) 3808-2020
Quando? De 31 de janeiro a 12 de fevereiro de 2012 (terça-feira a domingo).
Quanto? O Cinepasse custa R$6,00 (R$3,00 – meia) e é válido durante a mostra, para acesso à sala de cinema 1, por meio de senhas. As senhas deverão ser retiradas 1h antes de cada sessão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s